Assembleias de «Irmãos» em Portugal

Estudos Bíblicos

A Razão da Designação de «Assembleia»

O que é uma Assembleia? É o mesmo que uma igreja? Sim. Então, por que não utilizar o termo familiar igreja para que o significado possa ser evidente a todos? Mas, seria mesmo evidente? Eis a questão. Para a grande maioria das pessoas falantes da língua portuguesa, a palavra igreja designa ou uma denominação ou um edifício dedicado aos propósitos religiosos. E o problema é que a palavra traduzida igreja no Novo Testamento em português não significa nada disso.

Denominações e estruturas religiosas eram completamente desconhecidas no primeiro século depois de Cristo quando o Novo Testamento foi escrito.

A palavra grega empregada mais de cem vezes no Novo Testamento pela inspiração do Espírito Santo e traduzida como igreja é «ekklesia». O toque familiar proveniente desta palavra é produzido pelo motivo de que temos a forma aportuguesada em nossa palavra eclesiástico, que significa "relativo à igreja". Assim como muitas outras, «ekklesia» é uma palavra composta. A raíz da mesma é a palavra grega klesis, que significa "um chamado", e driva de um verbo muito comum "chamar". A preposição é ek, significando "fora" ou "fora de ". Deste modo, temos a palavra «ekklesia» (ou ecclesia) – "um chamado para fora". A referência em Actos 7:38 a Israel como uma «ekklesia» ilustra bem o sentido desta palavra. Israel foi chamado para fora do Egipto por Deus, constituindo assim o Seu povo chamado para fora (mas, num contexto completamente diferente da Igreja de Cristo no Novo Testamento).

Todas as demais ocorrências da palavra «ekklesia» no Novo Testamento (com apenas uma excepção) referem-se à Igreja de Cristo, quem em seu aspecto local, quer universal. A única excepção (Actos 19:21-40) fornece uma outra ilustração do sentido básico da palavra que é um chamado para fora. Naquela porção da Escritura, é um ajuntamento violento, e não religioso, o registado em Éfeso. A palavra grega «ekklesia» aparece no versículo 39 e 40 e é traduzida como assembleia. O dicionário "Aurélio" fornece a seguinte definição básica para esta palavra: "reunião de numerosas pessoas para determinado fim".

A assembleia é, assim, a reunião dos crentes em Cristo.

H. G. Mackay

"Os Distintivos das Assembleias" | "Everyday Publications", Canadá, 98

» Secção Estudos «