Assembleias de «Irmãos» em Portugal

História do Movimento de «Irmãos»

2.3. Azagães (Oliveira de Azeméis)

Maio de 1962

Um culto, em casa do falecido Sr. Raul Gonçalves, em 1932

Azagães em Maio de 1962"O povo de Azagães pedia a pregação do Evangelho. Um amigo cedeu-nos temporariamente uma casa própria, particular, que a continuar-se, será arrendada.

Iniciamos cultos ao Domingo às 16:30 (Escola Dominical) e 17:30 (Evangelização) no dia 13 de Maio de 1962.

A assistência é diversa. Há muitas crianças, particularmente um bom grupo de meninas adolescentes. A casa vai ser mobilada, se Deus quiser. Muitos dos assistentes ainda se lembram saudosamente dos cultos «tão lindos» que o Sr. Raúl Gonçalves realizava na sua moradia..."

Setembro de 1962

Parte da assistência do dia 23

Azagães em Setembro de 1962«Nos dias 20 a 22 de Setembro realizaram-se cultos de evangelização em Carregosa que atraíram alguns amigos, notando-se contudo medo entre o povo. Em Azagães, no dia 23, fez-se a inauguração da nova casinha, num encontro de crentes, particularmente de Algeriz, Carregosa e S. João-Centro, e bastante povo do lugar. Iniciou-se com um culto de oração, seguido de E. D., tendo-se suprimido o culto de edificação, para que os crentes se espalhassem pela aldeia a falar com o povo, visto este, de manhã não vir, facilmente aos cultos, o que se tornou muito mais frutífero.

Após o almoço ao ar livre, com a casa repleta, assistimos a um culto de testemunhos, seguido, com intervalo, pelo de evangelização e inauguração, em que se evocou a memória de vultos do evangelismo pátrio testemunhas neste lugar, particularmente do Sr. Raul Gonçalves. Nas noites de 24, 25, 26 e 28 realizam-se cultos de evangelização com o belo trabalho de pintura, que superlotaram a capela e os lugares contíguos, vendo-se notável interesse em muito povo. O povo aceitou a sugestão de se fazerem cultos, além de Domingo, à 4ª feira para a sua edificação».

Revista "Vida Abundante" Nº 18, Junho de 1962 e Nº 22, Outubro de 1962

» Secção História «