Assembleias de «Irmãos» em Portugal

História do Movimento de «Irmãos»

3.1. CENTRO BÍBLICO DE ESMORIZ

Uma entrevista a Arnold Doolan, no início deste trabalho

Centro Bíblico de Esmoriz Antigo

O Centro Bíblico Esmoriz em 1968

Tendo ouvido várias vezes, já, de um belo edifício que alguns irmãos estavam a edificar em Esmoriz, numa manhã agitada, no Porto, qual jornalista e obreiro da província, procuramos um dos responsáveis, Ir. Arnold Doolan, que nos ouviu e respondeu com prazer.



Sr. Doolan, como surgiu a ideia de edificar este pavilhão?

Surgiu há três anos quando vários irmãos sentiram a necessidade de um Centro Bíblico para preparo da nossa juventude, e mesmo dos anciãos, e outras actividades.

Quem deu andamento ao plano desta audaz edificação?

Um dia em conversa entre três irmãos – Ir. Viriato Sobral, Afred Poland e eu, tivemos a inspiração desta obra.

Têm uma ideia sobre a designação desta casa?

Provisoriamente tem-se tornado conhecida por Centro Bíblico de Esmoriz e para outros como Edifício dos Acampamentos.

Pode dizer-nos como foi suprido o pagamento?

Um Irmão, Sr. Joaquim P. de Oliveira, conseguiu um bom terreno a preço económico. Contactamos então com um arquitecto do Porto, que tem ao seu cuidado a planificação de uma zona residencial e turística em Esmoriz, e ele desenhou o prédio de acordo com esse plano, sem qualquer encargo. Quando iniciamos não tínhamos qualquer fundo, não fizemos pedidos, mas o Senhor mandou tudo quanto está pago, por meio de irmãos e igrejas de fora, que tiveram conhecimento desta obra. É inspirador referir que vários grupos de senhoras de várias assembleias estão a preparar arranjos para concluir a casa, como cortinas, cobertas de cama, etc.

Foi providencial. Esse Sr. Arquitecto é crente?

Não é. Mas ele disse que tem feito tais serviços de graça para outras entidades e que também fazia para nós com prazer.

Podia dar-nos uma descrição do Pavilhão?

No r/c tem um auditório para 500 lugares, cozinha ampla, apartamento para a família dos hospedeiros, páteo amplo para recreio e reuniões livres e um amplo refeitório.O 1º andar consiste de 8 dormitórios com capacidade para 120 camas individuais, podendo dobrar com camas de beliche, e duas amplas casas de banho com cabinas, lavatórios e sentinas.

Quem orienta este Centro?

Uma comissão provisória de quatro irmãos, srs. Viriato Sobral, Francisco S. Mateus, Alfred Poland e eu, e que poderá vir a ser ampliada.

Quais serão especificamente as actividades a realizar?

Principalmente acampamentos. Depois, conferências, convenções, retiros, e tenho pessoalmente a ideia de se realizar uma Escola Bíblica.

Podia dizer-nos se tem ideia de que carácter seria essa Escola?

Uma Escola para treino de obreiros, em princípio, não permanente, mas para os fins de semana.

Uma vez que tivemos esta conversa, podia dizer-nos como surgiu a ideia de o Irmão vir para Portugal e deixar a sua terra natal?

Recebi a chamada do Senhor quando trabalhava no Canadá, numa fábrica de tractores, dirigindo especialmente a secção de fiscalização contra acidentes no trabalho na fábrica e na produção. Mas sou natural de Blackburn, Lanceshire, Inglaterra, da província da Raínha D. Leonor de Lencastre! Peço para dar as minhas saudações aos Irmãos e pedir as suas orações para esta obra.

"In Vida Abundante" 91 e 92, Julho a Agosto de 1968

» Secção História «