Assembleias de «Irmãos» em Portugal

História do Movimento de «Irmãos»

2.2. Pelo Registo de Publicações – Fontes

Alimento Diário

ALIMENTO DIÁRIO

O seu primeiro número saiu em 1942. Contudo, apenas nos servimos de números posteriores ao ano de 1953, por não termos em nosso poder qualquer número anterior.

Esta era uma publicação essencialmente doutrinária.

Boletim Evangélico

BOLETIM EVANGÉLICO

Esta publicação, cuja capa do primeiro número se encontra reproduzido à esquerda, nasceu em Março de 1950, da responsabilidade do Irmão Viriato Sobral, inicialmente com a periodicidade mensal e posteriormente bimestral, até Dezembro de 1955.

Apresentou-se tendo por objectivo "contribuir para que entre os crentes que se reúnem em nome de Cristo em diversos lugares no distrito de Aveiro haja um melhor conhecimento da vida individual e colectiva das diversas congregações, fortalecendo assim os laços que nos unem..."

O Caminho

O CAMINHO

Nasceu na sequência do Boletim Evangélico.

O primeiro número (cuja capa se encontra reproduzida à esquerda) saiu em Junho-Julho de 1960, apresentando-se com o objectivo de "contribuir para um maior contacto entre as assembleias e um melhor conhecimento das suas actividades do que resultará mais interesse e oração mais fervorosa e inteligente", além de providenciar leitura de edificação espiritual.

Tinha como corpo redactorial, Viriato Sobral, Erick Barker, José I. Freire, Guido W. Oliveira, Richard Cole, Manuel Ribeiro, Fernando Oliveira e Ronald Molton e Adolfo Oliveira.

Refrigério

REFRIGÉRIO

Desaparecida a "Vida Abundante" foram efectuadas diversas tentativas de publicação de um jornal afecto às nossas assembleias, mas todas tiveram pouco tempo de vida.

O Refrigério surgiu em Janeiro de 1987 (capa do 1º número reproduzido à esquerda), com a periodicidade bimestral (que se mantém), apresentando-se como o órgão oficial de informação das Assembleias denominadas Irmãos do norte do país, com um carácter de absoluta gratuitidade, visando a informação e a edificação do povo de Deus.

A equipa inicial era composta por José Carlos Oliveira (director), Samuel Pereira (redactor) e Eduardo Barros (administrador). Posteriormente, o Refrigério foi considerado pela Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal (CIIP) e pela Corporação Evangélica de Coimbra (Centro) como o órgão oficial das Assembleias denominadas Irmãos de todo o país. O Refrigério continua a ser publicado, quer no formato impresso, quer na Internet.

Vida Abundante

VIDA ABUNDANTE

Apresentou-se em Janeiro de 1961 como a continuação de O Caminho e Alimento Espiritual, já que estas duas publicações tinham deixado de ser impressas.

Tinha como conselheiro o ir. Viriato Sobral, como director e redactor Adolfo Oliveira, Administrador Alberto Ribeiro e como colaboradores regulares, Erick Barker, José Ilídio Freire, Guido W. de Oliveira, Richard Cole, Manuel Ribeiro, Fernando Oliveira e Ronald Molton.

Inicialmente numa base mensal, passou a bimestral em Fevereiro de 1963, trazendo artigos doutrinais, devocionais, página feminina e do lar e uma página dedicada às notícias das Igrejas (Pela Seara), tendo-se mantido até ao fim do ano de 1974.

» Secção História «