Assembleias de «Irmãos» em Portugal

Princípios Fundamentais

O Que é a Bíblia?

Bíblia SagradaA Bíblia não é apenas o livro mais traduzido e mais vendido em todo o mundo. A Bíblia é a Palavra de Deus, isto é, a forma pela qual Deus comunica com o Homem.

Lemos que "toda a Escritura Divinamente Inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, e para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2ª de S.Paulo a Timóteo, cap.3, vers.16,17).

Isto, "porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2ª de S.Pedro, 3:21). "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante de Deus, antes todas as coisas estão nuas e patentes aos Olhos d'Aquele com Quem temos que tratar" (Epístola aos Hebreus 4:12,13).

A Bíblia declara que "nem um jota nem um til [do que nela está escrito] se omitirá sem que todas as coisas sejam cumpridas" (Evangelho S.Mateus 5:18). O Senhor Jesus Cristo afirmou igualmente: "O céu e a terra passarão, mas as Minhas Palavras não hão-de passar" ( Evangelho S.Mateus 24:35).

A Bíblia ao Longo da História

A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stevens. Ambas as divisões tinham por objectivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

A Bíblia foi a primeira obra impressa por Gutenberg. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com o rei D. Diniz (1279-1325).

| Anterior | Índice | Próxima |